segunda-feira, 27 de maio de 2013

MARIA MADALENA

 
Gruta de Sainte Baume em Sainte Marie La Mer
As Escolas Espiritualistas costumam recomendar Maria Madalena como um modelo de reforma intima a ser seguido. A tradição cristã também observa Maria Madalena como um simbolo para aqueles que tenham intenção de mudar suas vidas a partir dos ensinamentos de Jesus. De qualquer maneira, a historia fascinante desta mulher inspira e seduz aqueles que buscam o auto-conhecimento. Como diz o ditado "sempre que se tenta aprender alguma coisa sobre alguém, acaba-se descobrindo algo sobre sí mesmo". Seja pela identificação ou pela comparação de modelos, Maria Madalena talvez seja a maior prova disto para aqueles que professam a fé cristã.

Ao mergulhar na busca por esta personagem inportante da vida de Jesus, cheguei ao sul da França e a uma historia que já deu margem a muitas outras. Porque existe uma tradição segundo a qual Maria Madalena, seu irmão Lázaro e Maximino, um dos setenta e dois discípulos, bem como alguns companheiros, viajaram num barco pelo mar Mediterrâneo fugindo das perseguições na Terra Santa e desembarcaram finalmente no lugar chamado Saintes-Maries-de-la-Mer, próximo de Arles.
Posteriormente, Maria Madalena viajou até Marselha, onde iniciou a evangelização na Provence, para depois retirar-se para uma gruta -A Sainte Baume- nas proximidades de Marselha, onde teria levado uma vida de penitência durante 30 anos. Segundo esta tradição, quando chegou a hora de sua morte, foi levada pelos Anjos a Aix-em-Provence, ao oratório de São Maximino, onde recebeu a extrema unção. Seu corpo foi sepultado no oratório construído por Maximino em Villa Lata, conhecido desde então como Sto. Maximino.
O primeiro lugar da França no qual se sabe que houve culto a Maria Madalena foi a cidade de Vézelay, em Borgonha. Estão confirmadas as peregrinações ao sepulcro de Maria Madalena em Vézelay desde pelo menos 1030. Santiago de Vorágine refere à versão oficial do translado das relíquias da Santa desde seu sepulcro no oratório de São Maximino em Aix-em-Provence até a recém-fundada abadia de Vézelay, em 771.
 
Um culto posterior que atraiu numerosos peregrinos iniciou-se quando o corpo de Maria Madalena foi oficialmente descoberto, em 9 de setembro de 1279, em Saint-Maximin-a-Sainte-Baume, Provence, pelo então príncipe de Salerno, futuro rei Carlos II de Nápoles. Nessa localidade construiu-se um grande monastério domínico, de estilo gótico, um dos mais importantes do sul da França.
 
Em 1600 as supostas relíquias foram depositadas em um sarcófago, que o papa Clemente VIII mandou fazer, mas a cabeça foi depositada à parte, em um relicário. As relíquias foram profanadas durante a Revolução Francesa. Em 1814 restaurou-se o templo e recuperou-se a cabeça da Santa, que se venera atualmente nesse lugar. Todo ano, de 23 a 25 de maio, realiza-se um festival na cidade de Les-Saintes-Maries-de-La-Mer, na França, no santuário dedicado a Santa Sara, a egípcia, também chamada de Sara Kali, a "Rainha Negra':

As pesquisas revelaram que esse festival, cuja origem remonta à Idade Média, homenageia uma criança "egípcia" que acompanhava Maria Madalena, Marta e Lázaro quando de sua chegada à região, num pequeno barco, por volta do ano 42 d.C. Parece que se difundiu entre os habitantes locais a suposição de que a criança, por ser "egípcia”, tinha pele escura. Como não se encontrou nenhuma outra explicação razoável para a sua presença, deduziu-se, posteriormente, que ela devia ter vindo de Betânia como serva da família.

ROTEIRO PARA VIAGEM

 
- Para conhecer Saintes Maries La Mer e a Gruta de Sainte Baume, o melhor periodo é entre Junho e Agosto.

- Evite a Festa de Santa Sara em Maio, quando a cidade fica cheia demais. Santa Sara é a padroeira dos Ciganos.

- Melhor hospedar-se em Arles, a 40 km de Sainte Marie, que tem maior oferta de hotéis e mais baratos que em St. Marie.

- Para chegar lá, pode-se alugar um carro em Arles ou usar um taxista local, que e são acostumados com este trajeto.

Pesquisa: local, Carte de la Cité de Sainte Marie La Mer, VOPUS, Wikipedia.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário