quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Biografia de Maria, a mãe de Jesus

Mesmo sendo virgem, Maria soube pelo anjo Gabriel que estava grávida. Daria à luz o Filho de Deus. Contou a novidade a seu companheiro, José, que, de primeira, não embarcou na história. Repudiou Maria. Depois, o casal se reconciliou. Veio a especulação teológica: após o nascimento de Jesus, Maria teria tido relações sexuais com o marido carpinteiro. E assim tiveram quatro filhos, Tiago, José, Simão e Judas.

A sequência dos acontecimentos acima combina informações citadas na Bíblia a detalhes descritos em textos apócrifos, classificados como falsos pela Igreja Católica. São fragmentos da narrativa apresentada pelo jornalista Rodrigo Alvarez em "Maria - A Biografia da Mulher que Gerou o Homem Mais Importante da História, Viveu um Inferno, Dividiu os Cristãos, Conquistou Meio Mundo e É Chamada de Mãe de Deus"

Para reconstituir os passos da personagem em 206 páginas, o autor recorre aos evangelhos e outros textos bíblicos, documentos históricos (muitos do acervo do Vaticano), relatos não reconhecidos pela Igreja Católica e até mesmo pesquisas arqueológicas. O resultado é um mosaico de versões, por vezes contraditórias, sobre a trajetória de Maria. Sem deixar de destacar as dúvidas existentes em torno de cada situação retratada, Alvarez aborda temas que provocaram discussões teológicas ao longo de séculos como a virgindade ou lugar e data da morte de Maria.

"A decisão foi admitir sempre as fragilidades da história. Deixo claro quando não existem provas a respeito de uma informação", diz o escritor.

A biografia menciona o suposto adultério associado a Maria e citado no Talmude (livro sagrado da religião judaica), que contribuiu para acirrar as desavenças históricas entre cristãos e judeus. O trecho relacionado à traição foi excluído do Talmude ainda no século 17.

"Foi um boato sem fundamento, mas que precisava ser contado neste contexto histórico", pondera Alvarez.
Ele ressalta que alguns detalhes jamais comprovados nas escrituras acabaram incorporados à tradição da religião.

"Os pais de Maria são conhecidos como Ana e Joaquim. São chamados assim há muitos séculos. Só que isso não está escrito em lugar nenhum. Não há nenhuma escritura ou texto sagrado que mencione os nomes Ana e Joaquim", diz o jornalista. Alvarez trabalha como correspondente da TV Globo em Jerusalém desde 2013 e mora a dois quilômetros da casa considerada pelo Vaticano como o lugar onde Maria nasceu. O caminho até a biografia passou pelo livro anterior de Alvarez, sobre Nossa Senhora Aparecida, publicado em setembro de 2014, com uma tiragem inicial de 15 mil exemplares. Um ano depois, "Aparecida" é considerado best-seller: ostenta a marca de 180 mil exemplares vendidos.
Com o respaldo deste resultado, "Maria" chega nesta semana às livrarias com uma tiragem inicial de 100 mil cópias.

Outro número da biografia diz respeito ao papel secundário da mãe de Jesus nas escrituras. "Só existem seis falas atribuídas a Maria em toda a Bíblia", diz o autor.
A chave da história de Rodrigo Alvarez é explicar como, mais de 400 anos após a morte de Jesus, a virgem coadjuvante passou a ser exaltada como a Mãe de Deus.

LANÇAMENTO
HOJE Quarta-feira, 07 de Outubro - 18:30
LIVRARIA CULTURA - CONJUNTO NACIONAL
Avenida Paulista, 2.073


quarta-feira, 19 de agosto de 2015

OS MENSAGEIROS


NOVO CURSO NA FEESP

Iniciaremos uma nova turma dos ESTUDOS DAS OBRAS DE ANDRÉ LUIZ,  no dia 28 de Agosto, sempre as sextas, às 16 horas na sala 1.1, da Sede da Rua Maria Paula. Nesta nova turma, abordaremos OS MENSAGEIROS, sob o ponto de vista da codificação. Inscrições no local.

terça-feira, 30 de junho de 2015

OBRIGADO


Pessoas bem resolvidas, ao fazerem 50 anos, tem sempre uma sensação gostosa de dever cumprido. Mas seria assim, não fossem as pessoas que nos ajudaram ao longo da vida? Este é o momento de olhar para trás e se lembrar destas pessoas especiais e fundamentais. Não sei se nestes anos agradeci com palavras a todas elas... o que tenho certeza é que fiz por outras o bem que elas fizeram por mim. 

Se você parar para contar as vezes que demonstra agradecimento ou diz essa palavra ou por dia, provavelmente será menos que deveria. E não é só uma questão de educação, tampouco de dar a resposta de forma automática, sem pensar. Além de mostrar bons modos, dizer obrigado (e o que isso implica) tem efeitos positivos no indivíduo. Conhecê-los pode ser a melhor forma de incentivar o uso dessa palavra. Já dizia Cícero: “A gratidão não é só a maior das virtudes, é a mãe de todas as outras.”

Veja este estudo de Robert Emmons, professor da Universidade da Califórnia e um dos pesquisadores mais importantes do campo da psicologia positiva, conhecido por livros como Thanks!,

AS PESSOAS GRATAS SÃO MAIS FELIZES

O filósofo Robert C. Roberts, da Universidade Baylor, assegura que “as pessoas agradecidas tendem a estar satisfeitas com o que têm e, portanto, são menos suscetíveis a emoções como decepção, arrependimento e frustração”. Essas pessoas se contentam com as pequenas coisas e, em vez de ter expectativas muito grandes, preferem aproveitar o que a vida lhes oferece. Gratidão significa reconhecer o bem que temos na vida – o motivo pelo qual ela vale a pena.

A Associação Americana de Psicologia defende a mesma teoria, depois de comprovar em um estudo de 2012 que os adolescentes que dizem obrigado com mais frequência são mais felizes e têm menos propensão a abusar da droga e do álcool e a se envolver em conflitos na escola. Os estudantes que passaram a ser mais gratos, durante os quatros anos do estudo, viram aumento no índice de satisfação com a vida, de felicidade e de atitudes positivas.

A PALAVRA OBRIGADO REDUZ O NÍVEL DE ESTRESSE E AJUDA A DORMIR MELHOR

Para Robert Emmons, a gratidão é um “redutor de estresse”. O especialista defende que “as pessoas gratas têm menos propensão a sentir inveja, tédio, ressentimento, arrependimento e outros estados que geram estresse”. Ao fim, ser grato significa valorizar o que se tem, sem cobiçar os bens do próximo.

A eliminação do estresse, por sua vez, melhora o sono. Segundo uma pesquisa de 2011, dizer obrigado pode ajudar a ter horas de sono mais reparadoras. Os pesquisadores descobriram que as pessoas que passavam 15 minutos fazendo uma lista diária das coisas pelas quais eram gratas dormiam mais rápido e durante mais tempo.

DEMONSTRAR AGRADECIMENTO AJUDA A MELHORAR AS RELAÇÕES COM OS OUTROS

Robert Emmons aponta que os benefícios sociais são especialmente positivos, pois a gratidão é uma emoção social que ajuda o fortalecimento das relações e que “nos obriga a ver como outras pessoas nos ajudaram”, explica.

Segundo o especialista, a gratidão é uma afirmação de bondade, “de que há algo de bom no mundo, presentes e benefícios que recebemos”. E isso não quer dizer que tudo seja bondade na vida, mas sim que as pessoas que agradecem sabem dar valor ao que é positivo. “A segunda parte da gratidão é averiguar de onde vem a bondade. Reconhecemos que as fontes dessa bondade estão fora de nós”, afirma o especialista.

Dessa forma, ao agradecer reconhecemos o esforço que outros fizeram por nós e damos valor (e importância) para a ação alheia. Provavelmente não era obrigação, mas eles investiram tempo e esforço para nos ajudar. “Ao manifestar agradecimento, nos concentramos nas coisas boa que fizeram para a gente. Isso faz com que vejamos nossos semelhantes de uma perspectiva positiva”, afirma o pesquisado Nathaniel Lambert, da Universidade Estadual da Flórida, em Tallahassee, num estudo publicado na revista Psychological Science.

UMA PESSOA GRATA É UMA PESSOA GENEROSA

A teoria de Emmons se baseia na ideia de que “mostrar afabilidade une as pessoas em redes de obrigações recíprocas e é uma forma simples de fortalecer relações que costumam passar despercebida”. As antropólogas Kristin E. Bonnie e Frans de Wall concordam. Elas defendem que expressar gratidão requer um compromisso mútuo de “dar e receber”, assim como a habilidade de ser altruísta nesse esforço recíproco. Quando você diz obrigado, dá valor ao que alguém fez por você e entende que também pode vir a fazer algo por essa pessoa.

SER GRATO É SINAL DE BOA SAÚDE

Ainda que a priori os conceitos pareçam não ter relação, uma pessoa que cultiva emoções positivas como a apreciação e a gratidão tem melhor funcionamento do sistema cardíaco e pressão arterial mais baixa, como demonstrou o estudo intitulado"O Coração Agradecido", de Rollin McCraty e Doc Childre , do instituto HeartMath.
Relacionados de fato são o agradecimento e o otimismo, que por sua vez está ligado a um melhor funcionamento do sistema imunológico. Uma pesquisa publicada em 2010 na revista Psychological Science indicou que estudantes otimistas tinham melhor estimulação imune que os pessimistas.

terça-feira, 10 de março de 2015

NÃO HÁ FOGO NO INFERNO...

O artigo “Não há fogo no inferno, Adão e Eva não são reais”, do Papa Francisco foi retirado de um site espanhol.

O artigo traduzido diz o seguinte:

Um homem que está lá para abrir muitos “segredos ” antigos na Igreja Católica é o Papa Francisco. Algumas das crenças que são realizadas na igreja, mas que são contra a natureza amorosa de Deus, estão sendo revistas pelo Papa, que foi recentemente nomeado o ‘ Homem do Ano ‘ pela revista TIME .

Em suas últimas revelações , o Papa Francisco disse :

”Por meio da humildade , da introspecção e contemplação orante ganharam uma nova compreensão de certos dogmas . A igreja já não acredita em um inferno literal , onde as pessoas sofrem . Esta doutrina é incompatível com o amor infinito de Deus. Deus não é um juiz , mas um amigo e um amante da humanidade. Deus nos procura não para condenar, mas para abraçar . Como a história de Adão e Eva , nós vemos o inferno como um artifício literário . O inferno é só uma metáfora da alma exilada (ou isolada), que, como todas as almas em última análise, estão unidos no amor com Deus. “

Em um discurso poderoso que está repercutindo em todo o mundo , o Papa Francisco declarou:

” Todas as religiões são verdadeiras , porque elas são verdadeiras nos corações de todos aqueles que acreditam neles. Que outro tipo existe realmente ? No passado , a igreja a igreja considerava muitas coisas como pecado que hoje já não são julgadas dessa maneira . Como um pai amoroso, nunca condena seus filhos. Nossa igreja é grande o suficiente para heterossexuais e homossexuais , por pró-vida e pró- escolha! Para os conservadores e liberais , até mesmo os comunistas são bem-vindos e se juntaram a nós . Todos nós amando e adorando o mesmo Deus . “Nos últimos seis meses , os cardeais, bispos e teólogos católicos têm debatido na Cidade do Vaticano sobre o futuro da Igreja e da redefinição das doutrinas católicas e seus dogmas.” 
O Terceiro Conselho do Vaticano com o Papa Francisco concluiu anunciando que …
O catolicismo é uma religião agora “moderno e razoável , que passou por mudanças evolutivas. Hora de deixar toda intolerância. Devemos reconhecer que a verdade religiosa evolui e muda . A verdade não é absoluta ou imutável. Mesmo ateus reconhecem o divino. Através de atos de amor e caridade ateu reconhece Deus , bem como, redime a sua alma , tornando-se um participante ativo na redenção da humanidade. “

A declaração sobre o discurso do Papa enviou os tradicionalistas a um ataque de confusão e histeria.

” Deus está mudando e evoluindo como nós somos, porque Deus habita em nós e em nossos corações. Quando espalhar o amor e bondade no mundo , nós reconheceremos nossa divindade . A Bíblia é um livro sagrado bonito, mas como todas as grandes obras antigas , algumas passagens estão desatualizadas. Algumas passagens chamam mesmo para intolerância ou julgamento. É o tempo de ver estes versos como interpolações posteriores , contra a mensagem do amor e da verdade , caso contrário, irradiando através da Escritura chegou. Com base em nossa nova compreensão , vamos começar a ordenar mulheres como cardeais, bispos e sacerdotes. No futuro , é minha esperança de que , um dia , um papa feminino não permita que qualquer porta que está aberta para um homem seja fechada para uma mulher.