terça-feira, 30 de junho de 2015

OBRIGADO


Pessoas bem resolvidas, ao fazerem 50 anos, tem sempre uma sensação gostosa de dever cumprido. Mas seria assim, não fossem as pessoas que nos ajudaram ao longo da vida? Este é o momento de olhar para trás e se lembrar destas pessoas especiais e fundamentais. Não sei se nestes anos agradeci com palavras a todas elas... o que tenho certeza é que fiz por outras o bem que elas fizeram por mim. 

Se você parar para contar as vezes que demonstra agradecimento ou diz essa palavra ou por dia, provavelmente será menos que deveria. E não é só uma questão de educação, tampouco de dar a resposta de forma automática, sem pensar. Além de mostrar bons modos, dizer obrigado (e o que isso implica) tem efeitos positivos no indivíduo. Conhecê-los pode ser a melhor forma de incentivar o uso dessa palavra. Já dizia Cícero: “A gratidão não é só a maior das virtudes, é a mãe de todas as outras.”

Veja este estudo de Robert Emmons, professor da Universidade da Califórnia e um dos pesquisadores mais importantes do campo da psicologia positiva, conhecido por livros como Thanks!,

AS PESSOAS GRATAS SÃO MAIS FELIZES

O filósofo Robert C. Roberts, da Universidade Baylor, assegura que “as pessoas agradecidas tendem a estar satisfeitas com o que têm e, portanto, são menos suscetíveis a emoções como decepção, arrependimento e frustração”. Essas pessoas se contentam com as pequenas coisas e, em vez de ter expectativas muito grandes, preferem aproveitar o que a vida lhes oferece. Gratidão significa reconhecer o bem que temos na vida – o motivo pelo qual ela vale a pena.

A Associação Americana de Psicologia defende a mesma teoria, depois de comprovar em um estudo de 2012 que os adolescentes que dizem obrigado com mais frequência são mais felizes e têm menos propensão a abusar da droga e do álcool e a se envolver em conflitos na escola. Os estudantes que passaram a ser mais gratos, durante os quatros anos do estudo, viram aumento no índice de satisfação com a vida, de felicidade e de atitudes positivas.

A PALAVRA OBRIGADO REDUZ O NÍVEL DE ESTRESSE E AJUDA A DORMIR MELHOR

Para Robert Emmons, a gratidão é um “redutor de estresse”. O especialista defende que “as pessoas gratas têm menos propensão a sentir inveja, tédio, ressentimento, arrependimento e outros estados que geram estresse”. Ao fim, ser grato significa valorizar o que se tem, sem cobiçar os bens do próximo.

A eliminação do estresse, por sua vez, melhora o sono. Segundo uma pesquisa de 2011, dizer obrigado pode ajudar a ter horas de sono mais reparadoras. Os pesquisadores descobriram que as pessoas que passavam 15 minutos fazendo uma lista diária das coisas pelas quais eram gratas dormiam mais rápido e durante mais tempo.

DEMONSTRAR AGRADECIMENTO AJUDA A MELHORAR AS RELAÇÕES COM OS OUTROS

Robert Emmons aponta que os benefícios sociais são especialmente positivos, pois a gratidão é uma emoção social que ajuda o fortalecimento das relações e que “nos obriga a ver como outras pessoas nos ajudaram”, explica.

Segundo o especialista, a gratidão é uma afirmação de bondade, “de que há algo de bom no mundo, presentes e benefícios que recebemos”. E isso não quer dizer que tudo seja bondade na vida, mas sim que as pessoas que agradecem sabem dar valor ao que é positivo. “A segunda parte da gratidão é averiguar de onde vem a bondade. Reconhecemos que as fontes dessa bondade estão fora de nós”, afirma o especialista.

Dessa forma, ao agradecer reconhecemos o esforço que outros fizeram por nós e damos valor (e importância) para a ação alheia. Provavelmente não era obrigação, mas eles investiram tempo e esforço para nos ajudar. “Ao manifestar agradecimento, nos concentramos nas coisas boa que fizeram para a gente. Isso faz com que vejamos nossos semelhantes de uma perspectiva positiva”, afirma o pesquisado Nathaniel Lambert, da Universidade Estadual da Flórida, em Tallahassee, num estudo publicado na revista Psychological Science.

UMA PESSOA GRATA É UMA PESSOA GENEROSA

A teoria de Emmons se baseia na ideia de que “mostrar afabilidade une as pessoas em redes de obrigações recíprocas e é uma forma simples de fortalecer relações que costumam passar despercebida”. As antropólogas Kristin E. Bonnie e Frans de Wall concordam. Elas defendem que expressar gratidão requer um compromisso mútuo de “dar e receber”, assim como a habilidade de ser altruísta nesse esforço recíproco. Quando você diz obrigado, dá valor ao que alguém fez por você e entende que também pode vir a fazer algo por essa pessoa.

SER GRATO É SINAL DE BOA SAÚDE

Ainda que a priori os conceitos pareçam não ter relação, uma pessoa que cultiva emoções positivas como a apreciação e a gratidão tem melhor funcionamento do sistema cardíaco e pressão arterial mais baixa, como demonstrou o estudo intitulado"O Coração Agradecido", de Rollin McCraty e Doc Childre , do instituto HeartMath.
Relacionados de fato são o agradecimento e o otimismo, que por sua vez está ligado a um melhor funcionamento do sistema imunológico. Uma pesquisa publicada em 2010 na revista Psychological Science indicou que estudantes otimistas tinham melhor estimulação imune que os pessimistas.